CENTRO EDUCACIONAL JORGE DE LIMA

SAIBA COMO PROTEGER VOCÊ E SUA FAMÍLIA.

O que é "Coronavírus"?

Coronavírus (CID10) é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).

Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

coronavirus_PNG-Images-Transparent-Backg

Por que o nome é "Coronavírus"?

Porque essa família de vírus tem a característica de se parecer com uma coroa.

 

Qual é o período de incubação do Coronavírus?

Período de incubação é o tempo que leva para os primeiros sintomas aparecerem desde a infecção por coronavírus, que pode ser de 2 a 14 dias.

Qual é o período de transmissibilidade do Coronavírus?

De uma forma geral, a transmissão viral ocorre apenas enquanto persistirem os sintomas É possível a transmissão viral após a resolução dos sintomas, mas a duração do período de transmissibilidade é desconhecido para o coronavírus. Durante o período de incubação e casos assintomáticos não são contagiosos.

Qual é a fonte de infecção do Coronavírus?

A maioria dos coronavírus geralmente infectam apenas uma espécie animal ou pelo menos um pequeno número de espécies proximamente relacionadas. Porém, alguns coronavírus, como o SARS-CoV, podem infectar pessoas e animais. O reservatório animal para o coronavírus (COVID-19) ainda é desconhecido.

Quais são os tipos de Coronavírus?


Os tipos de coronavírus conhecidos até o momento são:

  • Alpha coronavírus 229E e NL63.

  • Beta coronavírus OC43 e HKU1.

  • SARS-CoV (causador da Síndrome Respiratória Aguda Grave ou SARS).

  • MERS-CoV (causador da Síndrome Respiratória do Oriente Médio ou MERS).

  • SARS-CoV-2: novo tipo de vírus do agente coronavírus, chamado de COVID-19, que surgiu na China em 31 de dezembro de 2019.

Alguns coronavírus podem causar doenças graves com impacto importante em termos de saúde pública, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS), identificada em 2002, e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS), identificada em 2012.

Material retirado do site oficial do Ministério da Saúde do Brasil.

Disponível em: https://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/coronavirus

#SouMaisJorgeDeLima